segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Uma das obras mais vivas e pertinentes do pensamento crítico actual"

Taborda de Vasconcelos

"António Quadros vem (...) para A Existência Literária, menos atraído ou dominado agora pelo gosto, talvez um tanto ou quanto gratuito, da literatura e particularmente do romance que pelas determinantes duma formação cultual processando-se ao contacto dos problemas mais agudos do ambiente português dos últimos anos. Não dominado, no sentido linear do termo, mas instruído de uma teoria, de um ponto de vista filosófico-literário, ele actualiza o que antes fora puro conhecimento vivo da matéria literária, reduzida a uma época pretérita embora com irradiação futura, mas sem aquele sentido de profundidade que uma noção metafísica, digamos, hoje, lhe atribui.
Ainda que útil e benéfico, como experiência e iniciação, Modernos de Ontem e de Hoje marcam uma fase já ultrapassada. Demais, o tê-la vencido e continuado, só prova o quanto havia de potencialmente polémico na essência dialéctica dos seus ensaios. Provam-no também na gravidade pensada da linguagem que usa em Existência Literária, lógica e sincopada, amplificando, por outro lado, o da criação duma supra-realidade, o pensamento do seu autor, até às mais largar proporções humanas e gerais.
Num estilo severo e contido, dá-nos assim António Quadros uma das obras mais vivas e pertinentes do pensamento crítico actual, ao mesmo tempo que faz coincidir os vários passos do seu itinerário espiritual e artístico com a mais perfeita e acabada unidade dele mesmo."

Taborda de Vasconcelos
"Existência Literária" em Regresso à Inteligência
 Porto, 1962, pp. 105-109.

Sem comentários: