sexta-feira, 11 de novembro de 2011

21 de Março de 1993

"Abre-se, com este livro, a primeira colecção das edições que o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, estatutariamente, se propôs a desenvolver. (...) A oportunidade de editar a primeira obra não foi desejada como as outras, mas é consequência de um infausto acontecimento que enlutou todos os que, nesta associação cultural ou fora dela, têm contribuído para o mútuo conhecimento da espiritualidade das nossas duas pátrias e para a razão que as une. 
Sendo António Quadros, pela vida, pela obra e também pela morte, caso ímpar de pensador luso-brasileiro, que devotou o melhor dos seus dons intelectuais e morais à reflexão filosófica sobre a razão de ser e de existir Portugal e do Brasil, oferece à colecção o mais significativo símbolo de abertura, a mais honrosa portada.
Tomando esta publicação apenas como modesta referência da morte do nosso amigo, companheiro, fundador e director do Instituto, não esperamos dela a homenagem que a sua memória merece, mas antes o primeiro registo do nosso autêntico pesar."


Instituto de Filosofia Luso-Brasileira
(1993)

Sem comentários: