terça-feira, 5 de julho de 2011

«Natureza, Razão e Mistério» de Afonso Rocha vence Prémio António Quadros


Natureza, Razão e Mistério, Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno), de Afonso Rocha, é a obra vencedora da 1ª edição do Prémio António Quadros, na área da filosofia.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se no próximo dia 14 de Julho, às 17h00, na Sala Antão de Almada, no Palácio da Independência da Sociedade de História da Independência de Portugal.

Afonso Moreira da Rocha nasceu em 1941, em Penafiel. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, mestre em Antropologia teológica, pela mesma faculdade e doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. É ainda investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português. Publicou, entre outras obras, O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério, (2006) e A Gnose de Sampaio Bruno (2010). É ainda co-autor das Actas do III Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade em homenagem a Dalila Pereira da Costa.

Natureza, Razão e Mistério uma leitura comparada de Sampaio (Bruno), de 2009, edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Colecção: Estudos e Temas Portugueses, ocupa-se, de modo inovador, aprofundado e reflectido de um conjunto de questões centrais na filosofia portuguesa contemporânea, como a ideia de deus, a concepção da religião, o problema ou mistério do mal, o conceito de razão ou o sebastianismo e o messianismo português.

Mais informações aqui.

Sem comentários: