sexta-feira, 15 de julho de 2011

«Mónica ou um diário Algarvio», texto de António Quadros

"Onde está o sol que não o encontro? O meu coração sofre com a fealdade crescente sobre as cidades ruidosas. Cai sobre mim uma imensa melancolia. Este não é o mundo que eu sonhava. (...) Desejaria, desejaria, talvez o impossível. A pureza de uma vida tranquila. O silêncio das grandes praias solitárias. Ar, ar para sorver com volúpia, e o sol, e o céu azul e a beleza esquecida das pequenas aldeias brancas onde as pessoas são autênticas e simples. (…) Sinto sobre a pele a carícia esquecida do sol, do sol verdadeiro. Há um cheiro indefinível e bom que me encanta. Soube depois que era o cheiro característico do Algarve. O cheiro de amêndoa e de alfarroba, polvilhado pela maresia.(...) Trago comigo, com bagagem opressiva, a minha melancolia. A minha saudade de mim própria. Este não é o mundo que eu sonhava."
António Quadros


-------------------------------------------------------
Texto e imagens retirados do documentário "Mónica ou um Diário Algarvio", (Hotel Penina, 1972), realizado por José Fonseca e Costa, com ideia e argumento de António Quadros.

Sem comentários: