quinta-feira, 2 de setembro de 2010

António Telmo (1927-2010)

"A distinção do que é dinâmico e do que é cinemático é essencial." p. 17

"Queremos insinuar que, sem realizar em nós um estado de vivência interna da natureza a partir do qual sentimos a natureza como o Todo Um, como uma serpente mágica que infinitamente se devora a si mesma, e nesse infinito devorar-se, a si mesma se aumenta infinitamente [...], não poderemos transitar da filosofia especulativa para a filosofia operativa. " p.70

"Será a filosofia superior à arte por se apresentar, não como um dom natural ou o exercício dum dom natural, mas como um processo bem determinado de desenvolvimento da intuição latente em todos os homens? Será porque o filósofo, depois de ter produzido a separação, não se perde como os poetas ou os místicos nesse mundo fluídico, mas guarda o poder de regressar com tudo o que lhe foi dado na intuição? Eis um ponto obscuro. [...] Nós preferiríamos [...] referir a filosofia a uma actividade de progressiva consciencialização das formas que actuam no corpo, em graus cada vez mais profundos. [...]"

Facilis descensus Averno;

Noctes atque dies patet atri ianua Ditis;
Sed revocare gradum superasque evadere ad auras,
Hos opus, hic labor est. (*)

*(«...a descida ao Inferno é fácil; noite e dia estão abertas as suas portas: mas regressar, «voltar de novo a ver as estrelas», eis a «grande obra»).

pp.73-74

António Telmo, Arte Poética
 (Teoremas de Teatro, 1963)

Sem comentários: