sexta-feira, 16 de abril de 2010

Poemas de Frei Agostinho da Cruz

Alta Serra deserta, de onde vejo
As águas do Oceano de uma banda,
Da outra, já salgadas, as do Tejo.

Integrado no ciclo Portugal Renascente (iniciativa conjunta dos Cadernos de Filosofia Extravagante e da Nova Águia, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra), tem lugar no próximo dia 24 de Abril, sábado, pelas 15:00, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra, o lançamento de Poemas da Montanha, recolha de poesias de Frei Agostinho da Cruz que conta com um prólogo de Dalila L. Pereira da Costa e tem a chancela da Serra d’Ossa. A apresentação da obra estará a cargo de Luís Paixão.
------------------------------------
Frei Agostinho da Cruz (Agostinho Pimenta) nasceu em Ponte da Barca, no Alto Minho, no dia 3 de Maio de 1540 e morreu em Setúbal em 1619. Em 1560 entrou como noviço no Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra e aos 21 anos de idade fez-se capuchinho tomando o nome pelo qual viria a ser conhecido. Frei Agostinho da Cruz foi nomeado guardião no Convento de S. José de Ribamar aos 65 anos, vivendo a partir daí como eremita na serra da Arrábida, onde permaneceu por 14 anos vivendo do que a natureza oferecia. Foi poeta mas queimou quase toda a sua poesia. Os poemas que restaram foram publicados em 1771 primeiro e em 1918 depois. Morre no dia 14 de Março no Hospital de Nossa Senhora Anunciada em Setúbal.

Sobre Frei Agostinho da Cruz, Teixeira de Pascoaes escreveu: “Todo o espírito superior, na luta vencedora contra a materialização, ou se mata, como Antero de Quental, ou, como Frei Agostinho da Cruz, força a barreira tenebrosa e ajoelha, rezando, aos pés de Deus...” Teixeira de Pascoaes, Os poetas lusíadas, Assírio e Alvim, Lisboa, 1987, p. 115

Sem comentários: